O trabalhador não precisa mais esperar a correspondência bimestral em papel para receber o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Agora, é possível receber esse documento via mensagem de texto no celular, além de informações de movimentação na conta, saque, depósito e até mesmo saldo atualizado com juros e correção monetária.

Até setembro de 2016, mais de 10 milhões de trabalhadores já haviam assinado o serviço gratuito. A partir do momento em que ele é solicitado, os extratos deixam de chegar ao endereço do trabalhador, reduzindo a utilização de papel e preservando o meio ambiente.

A adesão desse serviço não tem custo algum para o trabalhador e deve ser feita no site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800 726 0207.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, toda tecnologia que facilite a vida do trabalhador é bem-vinda. “Precisamos sempre nos adequar e abraçar as tecnologias que surgem por aí, principalmente as que tornam nosso dia-a-dia mais fácil. Porém, é preciso deixar claro que os trabalhadores que preferirem continuar recebendo o extrato em casa, podem continuar com essa opção”, afirma.

Aplicativo

Se o alerta via SMS não agradar o empregado, ele também pode optar por baixar o aplicativo FGTS Trabalhador. Ele está disponível gratuitamente para sistemas Android, Windows e IOS. No aplicativo, é possível descobrir os pontos de atendimento mais próximos, a situação da conta e atualizar o endereço.

Outras vantagens do aplicativo é acompanhar a conta FGTS a qualquer hora ou lugar, visualizando o extrato em PDF, que pode ser salvo no aparelho ou enviado por e-mail. Além disso, utilizar esse sistema contribui para a sustentabilidade do planeta, evitando a impressão em papel.

Fonte: Sindeesmat