Com a pressão dos patrões para cumprir prazos muito apertados, não é raro que motoristas precisem atravessar distâncias muito longas sem parar para descansar. Isso afeta os hábitos de sono do trabalhador, que fica mais tempo na estrada sem repousar. O resultado dessa equação nunca é bom.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, o trabalhador precisa manter em perspectiva a importância de tirar todas as pausas previstas na legislação. “Tirar os intervalos é uma questão de saúde para o motorista, mas também uma maneira de preservar a segurança e a integridade dele nas estradas. Seguir por muitos quilômetros de uma única vez não traz nenhum tipo de benefício. Se o patrão exige essa dinâmica durante o dia a dia de trabalho, é importante que o motorista venha falar com o sindicato sobre a situação para que possamos tomar as medidas cabíveis”, explica.

Se a empresa estabelece prazos impraticáveis, a conduta pode configurar assédio moral e dar direito à indenização trabalhista. Fique de olho!

Excesso de cargas

Quanto mais pesado um caminhão, mais lento seu tempo de resposta para realizar manobras. Isso significa que o tempo de reação diante de uma situação que pode resultar em acidentes, ou mesmo na realização de uma curva, é muito prejudicado. Além disso, não respeitar os limites máximos de peso também aumenta consideravelmente os riscos de derrapagens e tombamentos.

Imprudência

Esse é um problema com várias raízes – pressa, cansaço, desatenção ou mesmo excesso de confiança. Independente de qual for o motivo, a imprudência sempre representa um risco gigantesco para quem trabalha atrás do volante.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, 90% dos acidentes ocorridos nas estradas brasileiras foram causados por falha humana. Por isso, é muito importante ter cautela, principalmente durante situações delicadas – como ultrapassagens e trechos íngremes ou com baixa visibilidade, por exemplo.

Falta de concentração

Cansaço, estresse, má alimentação ou mesmo alguma distração eventual que aparece pelo caminho podem ter um preço alto. A falta de concentração pode causar acidentes graves, prejudicando não apenas ao motorista, mas todos em seu redor.

Faça o possível para manter a atenção. Ajuste todos os equipamentos eletrônicos que vai precisar usar antes da viagem – incluindo ar condicionado, rádio e GPS. Evite ao máximo utilizar o celular durante a jornada de trabalho, mesmo que seja apenas para ouvir aquele áudio rápido no aplicativo de mensagens instantâneas. Lembre-se de que nenhuma distração temporária vale mais que a sua vida!

Fonte: Sinttrol