O levantamento, transporte e deposição de cargas devem seguir as normas estabelecidas para preservar a integridade do trabalhador. Empregadores e empregados devem estar atentos para que as atividades desenvolvidas pelo trabalhador não prejudiquem a sua saúde e a sua segurança.

Atividades como elevação, abaixamento e carregamento de cargas, se realizadas de maneira incorreta, podem comprometer a saúde do trabalhador. Lesões nos braços, pernas e articulações são alguns exemplos de consequências que prejudicam diretamente o empregado.

Para preservar sua saúde e segurança, antes de iniciar o levantamento e transporte da carga, o trabalhador deve considerar a sua capacidade física e se ele consegue realizar a tarefa sozinho. Caso não consiga, é preciso que o transporte seja realizado com duas pessoas ou mais. É importante que a segurança esteja presente durante todo o processo.

Analisar características como a natureza e a temperatura da carga também é importante. As condições do local em que o trabalhador irá transitar com a carga, além do trajeto a ser realizado, devem ser consideradas.

Para levantar as cargas, elas devem estar próximas ao trabalhador. O empregado precisa dobrar as suas pernas para realizar o movimento, levantando a carga com a força das pernas, e não com a das costas – que devem permanecer retas durante todo o levantamento.

Para o deslocamento, o trabalhador deve planejar o trajeto, removendo qualquer obstáculo até o destino. Caso o trajeto seja longo, o empregado deve planejar pontos de descanso. A postura do trabalhador, com a cabeça reta e a carga próxima ao corpo, é de extrema importância. Antes de ajustar a carga na sua posição final, o material deve ser descarregado.

Não torcer o corpo enquanto carrega cargas, não se esticar para alcançá-las, não levantar cargas do chão para alturas acima do ombro, organizar o armazenamento para facilitar o manuseio, diminuir a distância do carregamento e separar a carga em porções menores são maneiras de preservar o trabalhador.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, as pequenas mudanças no comportamento do trabalhador são fundamentais para garantir a sua saúde. “Aquilo que puder ser feito para preservar a integridade do trabalhador deve ser feito, porque a saúde do empregado deve ser sempre cuidada”, afirma.

Fonte: Fetropar