Os profissionais que trabalham com limpeza estão constantemente em contato com partículas de pó, produtos químicos e lixo em geral. Além disso, esses trabalhadores ficam expostos a acidentes em pisos molhados e a quedas de pequenas alturas, que podem resultar em lesões.

Tudo isso faz com que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sejam essenciais para os funcionários da limpeza. Avental, bota impermeável, luvas, máscara e óculos de proteção são os EPIs indicados para o uso diário do trabalhador desse setor.

Além de fornecer os equipamentos gratuitamente aos seus funcionários, também é obrigação do empregador exigir que o trabalhador utilize-os adequadamente.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o não cumprimento da legislação trabalhista brasileira quanto ao fornecimento e uso de EPI, pode acarretar ações de responsabilidade civil e penal ao empregador.

“As empresas devem fornecer equipamentos com qualidade e eficácia, aprovados pelo Ministério do Trabalho. Mas, além disso, também é preciso instruir e treinar os trabalhadores sobre o uso correto e a manutenção dos EPIs”, afirma.

Proteção no trabalho

Cada atividade realizada dentro de uma empresa possui um grau de risco diferente. Isso faz com que o empregador e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) precisem promover ações para conscientizar os funcionários sobre os perigos presentes no ambiente de trabalho.

A falta de orientação por parte da empresa pode prejudicar a saúde do funcionário e das pessoas que utilizam o ambiente em questão.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é uma das atividades obrigatórias da CIPA e é organizada para promover conhecimento e conscientizar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho e deve ser organizada anualmente.

Fonte: Sindeesmat