Pensando na segurança das vias públicas, a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que determina que, nas operações de pesagem, a preferência seja de veículos do transporte coletivo com passageiros embarcados.

De acordo com o relator da proposta, deputado Aureo Lidio (PMDB-RJ), “do ponto de vista da conveniência e da segurança das operações de transporte e de fiscalização de trânsito, nada há contra a proposição”.

Existiam quatro projetos referentes à pesagem que já tramitavam, mas que foram rejeitados pela Comissão. Isso porque foi considerado importante que a pesagem seja feita com os passageiros, uma vez que somente assim é possível obter um valor exato, conhecendo as reais condições em que o veículo trafega.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, as medidas que pretendem aumentar a segurança devem ser bem-recebidas. “É importante ter certeza sobre as condições reais em que trafegam os veículos para saber se estão sobrecarregando o pavimento”, afirma.

A proposta segue em caráter conclusivo e prioritário, e deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Fetropar