Quando se fala em caminhão, uma das primeiras características que surgem na mente da maior parte das pessoas são as frases de para-choque. Declarações de amor e mensagens divertidas fazem parte da história dos motoristas brasileiros.

Mas você sabe como essa moda surgiu?

A história das frases de caminhão

A arte que influenciou essa mania de compartilhar pensamentos nos veículos nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, e atende pelo nome de fileteado. O estilo artístico criado pelos hermanos consiste em criar desenhos e pinturas com letras tridimensionais, cores vibrantes, folhas, flores e formas geométricas. As telas dessas obras eram carroças, ônibus e caminhões usados pelos trabalhadores argentinos.

Com o tempo, além de figuras, as pinturas também começaram a ser compostas por frases inteiras. As primeiras eram recados sérios, mas logo evoluíram para ideias mais leves e divertidas.

As frases derivadas do filateado chegaram ao Brasil nos anos 50, mas só viraram febre no país a partir da década de 80. Com o aumento e modernização do design dos caminhões, as possibilidades de personalização se tornaram infinitas e foram expandidas para as famosas faixas traseiras com frases e outras decorações, como fitas com motivos religiosos e pinturas especiais nas caçambas.

Os artistas que faziam as pinturas andavam pelas estradas carregando uma espécie de mostruário – caderninhos que continham todas as frases que já tinham feito para outros caminhoneiros. Assim, os motoristas podiam escolher a mensagem e o estilo de desenho que mais gostassem.

Na opinião do presidente do Instituto São Cristóvão, João Batista da Silva, as frases de para-choque se popularizaram porque eram uma forma dos motoristas se sentirem em casa, mesmo estando há tantos quilômetros de seus lares. “Até hoje, caminhoneiros acabam passando muito tempo longe de suas famílias. O caminhão acaba virando sua segunda casa. Então, nada mais justo do que decorar esse veículo com temas importantes para ele, ou que diminuam um pouquinho aquela saudade constante”, comenta.

Frases

Em geral, as mensagens pintadas nos para-choques eram muito bem-humoradas. Algumas eram meras piadas, enquanto outras se destrinchavam em declarações para familiares ou para a mulher amada.

Uma das mais famosas no Brasil foi Pai herói, que identificava os veículos de motoristas que eram filhos de caminhoneiros. O registro de trechos bíblicos e ditados populares também era frequente.

A tradição de personalizar os caminhões acabou se diluindo com o aumento de frotas terceirizadas. Apesar disso, as frases de para-choque ainda estão presentes na vida dos brasileiros e são uma referência quando se fala em caminhoneiros, mostrando a força e o impacto cultural da categoria.

Fonte: Instituto São Cristóvão