Ter acesso a um sistema de transporte público de qualidade faz bem à saúde. É o que mostra um estudo do Departamento de Saúde e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a pesquisa, o investimento governamental em modelos coletivos de mobilidade resulta em uma população menos sedentária e reduz índices de poluição e acidentes de trânsito.

O levantamento aponta que pessoas que andam de ônibus regularmente gastam, em média, 350 calorias diárias a mais do que quem se locomove de carro — o equivalente a cerca de uma hora de caminhada. Os números são ainda mais significativos quando se leva em consideração que o Brasil é uma das três nações ocidentais mais sedentárias do mundo, e que a falta de exercícios físicos é responsável por 13% das mortes no país anualmente.

Outro agente causador de problemas de saúde que pode ser diminuído com a priorização do transporte coletivo é a poluição. Estima-se que um único motorista que anda de carro particular emita até 8 vezes mais dióxido de carbono do que um usuário de ônibus e 36 vezes mais que uma pessoa que utiliza o metrô.

Segundo dados da própria OMS, cerca de 1,7 milhão de crianças ao redor do globo morrem todos os anos em decorrência de substâncias tóxicas presentes no ar — boa parte delas emitida por automóveis.

Mais transporte público significa menos acidentes de trânsito

O Brasil vive uma guerra nas vias públicas. Quase 40 mil pessoas por ano perdem a vida em acidentes automobilísticos no país.

Os veículos de passeio representam as maiores taxas de morte entre as categorias. De acordo com a OMS, em 2012, 28% das fatalidades envolveram motocicletas e 23% carros particulares.

A importância do investimento

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, os índices demonstram que criar políticas públicas para incentivar o uso do transporte público nas cidades é mais do que mera questão de mobilidade e planejamento urbano. “É evidente que lutar pela valorização do transporte coletivo é uma questão de dignidade humana. Quando falamos em priorizar os ônibus, estamos falando de aumentar a segurança, as condições de saúde e qualidade de vida do povo brasileiro”, pontua.

Entre as melhorias que podem trazer benefícios para a população estão medidas como a criação de vias exclusivas para coletivos; o alargamento das ruas; a modernização e ampliação da frota e a valorização contínua de trabalhadores rodoviários no país.

Fonte: Fetropar