A fibromialgia é uma síndrome clínica manifestada por meio de fortes dores crônicas em todo o corpo, especialmente na musculatura e nos tendões. É considerada uma síndrome porque representa um grupo de sintomas sem que seja identificado um motivo exclusivo – e a localização da dor no corpo pode mudar de um dia para o outro.

Um paciente com fibromialgia tem muito mais sensibilidade à dor do que quem não tem a doença, devido ao funcionamento de seu cérebro. Ou seja, qualquer estímulo doloroso ativará todo o sistema nervoso e, por causa disso, o fibromiálgico sente muito mais dor do que o esperado.

Não é à toa que quem tem a doença apresenta grande dificuldade em sua vida particular e profissional. Como conviver bem socialmente sentindo dores tão insuportáveis? O sono é prejudicado e o humor é afetado, o que resulta no aumento do estresse – um dos gatilhos para a dor, tornando o ciclo infinito.

No trabalho, o problema é ainda maior. A fibromialgia leva o trabalhador a ter vários dias de ausência e afastamento ou mesmo à impossibilidade de permanecer no trabalho, e consequentemente resulta na dificuldade de se inserir novamente no mercado de trabalho devido à doença.

Segundo o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o trabalhador precisa de um ambiente de trabalho mais humanizado, que entenda as suas limitações e proporcione condições para que ele possa realizar o seu trabalho. “O trabalhador não deve ser visto como uma máquina substituível quando apresenta um defeito. Ele deve ser visto pela empresa como um ser humano que possui direitos”, enfatizou Agisberto.

Tratamento

Quem tem fibromialgia (e ainda não sabe que tem) costuma procurar um reumatologista, por se tratar de dores nas articulações. Mas a questão é que a síndrome pertence às áreas da psiquiatria e da neurologia, sendo o tratamento mais eficaz com medicamentos da classe dos antidepressivos e neuromoduladores do que com analgésicos e anti-inflamatórios.

É importante, além do uso das medicações, a intervenção psicoterapêutica com um psicólogo, que auxiliará no enfrentamento da doença e ajudará o paciente a buscar por qualidade de vida apesar da fibromialgia.

Outro fator imprescindível é a prática de atividades físicas. Na verdade, o tratamento com medicação e psicoterapia tem o intuito de aumentar a disposição do fibromiáltico para que ele possa realizar exercícios.

A atividade física proporciona um relaxamento nos locais afetados pela dor, melhorando os sintomas e fazendo com que quem tem fibromialgia recupere a vontade de viver.