O patrão sempre visa o lucro. Por isso, a empresa fará tudo que puder aumentar seus rendimentos, mesmo que isso custe muito caro para os trabalhadores.

Nesse cenário, é preciso ter em mente que aumentos de salário, pagamento de abonos e concessão de novos benefícios não são prioridades para os empresários. É aí que o sindicato entra, negociando condições que sejam vantajosas para o trabalhador.

A representação sindical é uma maneira de garantir que uma entidade externa à empresa possa estabelecer esse tipo de diálogo diretamente com os empregadores, sem sofrer ameaças de demissão e suspensão ou qualquer outro tipo de retaliação – como provavelmente aconteceria se apenas os próprios funcionários que atuam na empresa tivessem que negociar diretamente com os seus patrões.

Toda vez que os rodoviários conquistam algum aumento ou acordo coletivo, pode ter certeza que as entidades sindicais que representam a categoria foram fundamentais para essas vitórias.

A representação sindical luta

Lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores é o alicerce básico de qualquer entidade sindical. Há momentos em que é necessário ampliar as mobilizações, com grandes manifestações nas ruas, realização de greves, paralisações e passeatas.

As entidades sindicais são responsáveis por convocar essas mobilizações e garantem que os trabalhadores sejam ouvidos, não importa se pelo patrão, pelo presidente da República ou pelos outros setores da sociedade. E a história comprova que a luta de sindicalistas conquistou grande parte dos direitos trabalhistas assegurados atualmente.

A representação sindical defende

Além de lutar por novas conquistas, as entidades sindicais também asseguram o cumprimento dos direitos que os trabalhadores já têm.

Os sindicatos estão à disposição da categoria para receber denúncias de desrespeito às leis, convenções e acordos coletivos, e também sobre condições de segurança e de saúde.

Os representantes cobram os patrões infratores, levam o caso até outros órgãos e instâncias e, se for o caso, auxiliam o trabalhador em todo o processo de busca por seus direitos na Justiça.

As entidades também garantem que o denunciante não sofra nenhum tipo de represália por lutar pelos seus direitos. E essa política não se limita apenas a quem é associado ao sindicato, mas sim a todos os integrantes da categoria representada por ele.

A representação sindical apoia

A representação sindical oferece diversas formas de apoio aos trabalhadores, sendo a assessoria jurídica a mais comum, dando suporte à categoria em ações judiciais e esclarecendo dúvidas sobre legislação e direitos.

Algumas entidades também oferecem outros tipos de benefícios, como convênios com clínicas médicas, odontológicas e para realização de exames; apoio durante trâmites burocráticos; e até mesmo medidas voltadas ao cumprimento do direito de lazer – previsto na Constituição – como a disponibilidade de sedes campestres e no litoral, onde os trabalhadores possam se hospedar com suas famílias por preços mais acessíveis, por exemplo.

A representação sindical faz acontecer

Na visão do presidente da Fetropar, João Batista da Silva, a representação sindical é fundamental para garantir a manutenção das bases democráticas da sociedade, contra os abusos cometidos pelos poderosos, e torna a balança entre trabalhadores e patrões menos desigual.

“As entidades sindicais estão comprometidas única e exclusivamente com os direitos das categorias que representam. São espaços de luta, de união, de deliberação. Acima de tudo, são espaços de mudança para a criação de um país mais justo e igualitário para todos”, completa João Batista.

Para tirar dúvidas sobre a atuação da Fetropar, entre em contato pelo telefone (41) 3244-2523 ou mande um e-mail para fetropar@fetropar.org.br.

Fonte: Fetropar