sindeesmat-saude-44-postsiteSabe aquele ditado popular: melhor prevenir do que remediar? Ele significa que antes que aconteça uma tragédia ou, no nosso caso, uma doença, remediamos a situação para evitar que ela ocorra conosco.

No Brasil, milhares de trabalhadores desenvolvem transtornos mentais todos os anos. Você sabia que, entre os anos de 2012 e 2016, mais de 55 mil pessoas se afastaram do seu emprego por algum tipo de problema psicológico?

Desse total de empregados, mais da metade, ou 27.619, eram casos de depressão ou de transtornos gerais, como a ansiedade. Esse cenário foi registrado pelo Observatório Digital, uma iniciativa de cooperação internacional entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Causas de doenças mentais

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Dentre as principais doenças, as que mais atacam os trabalhadores são a depressão e os distúrbios ansiosos. Mas o que provoca essas enfermidades?

As causas mais frequentes, em linhas gerais, são: a exposição ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, atividades estressantes, eventos traumáticos, discriminação social e perseguição da chefia. Além disso, há aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, como cobrança de metas abusivas, falta de participação nas decisões que afetam o empregado e de apoio nas atividades que executa, entre outros.

Prevenção é o melhor remédio

Para diminuir o adoecimento dos trabalhadores, as empresas devem implementar mudanças nas políticas de prevenção para proteger os empregados.

O adoecimento mental é menos recorrente quando o trabalhador se sente respeitado como ser humano e quando percebe que o trabalho é bem dividido, com metas justas e relacionamentos não abusivos.

Ações que ajudam a diminuir o estresse (como pausas, ginástica ou alongamento e outras atividades de relaxamento) e o estímulo a realizar atividades de lazer e cultura nos períodos de folga também são outros exemplos.

Desenvolver formas de se aproximar e aumentar a comunicação com os empregados é outra ação importante, além de estimular o diagnóstico precoce e apoiar para que os tratamentos sejam feitos corretamente.

Se você for filiado e acredita que possa estar com algum problema psicológico no trabalho, poderá procurar uma das clínicas conveniadas do Sindeesmat e marcar uma consulta.

Fonte: Sindeesmat