Lançado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o MPT Pardal é um aplicativo para dispositivos móveis que busca incentivar a captação de flagrantes de irregularidades trabalhistas e já está disponível para Android e iOS.

No aplicativo, a denúncia é enviada diretamente para o MPT, que garante o sigilo total do denunciante e a autuação automática do processo eletrônico de investigação em qualquer uma das 125 unidades do órgão no Brasil.

A meta do programa é fortalecer a integração do MPT com outros órgãos públicos do país, como a Polícia Federal (PF), o Ministério do Trabalho (MTb) e outros agentes públicos responsáveis pela constatação de irregularidades que prejudiquem os trabalhadores coletivamente, principalmente em temas sensíveis – como o trabalho infantil e o trabalho escravo.

O MPT Pardal necessita que o denunciante envie uma imagem, um vídeo ou um áudio. Além disso, é preciso que os arquivos multimídias venham acompanhados da descrição completa do problema.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, é importante que todas as irregularidades no ambiente de trabalho sejam denunciadas.

“Com o aplicativo, esse processo ficou bem mais prático para o trabalhador. A coleta e o envio imediato de provas tornam a denúncia mais rápida e eficaz”, ressalta João Batista.

Balanço positivo

Desde o lançamento da primeira versão do MPT Pardal, em 2015, o aplicativo já recebeu mais de 600 denúncias. Os relatos já foram processados e numerados para que o denunciante possa acompanhar o seu andamento.

Fonte: Sinttrol