O Sindeesmat realizou no dia 9 de abril,  uma assembleia geral ordinária na sede administrativa para apresentar o balanço patrimonial de 2017 e aprovar a previsão orçamentária de 2019.

Os dados apresentados na reunião demonstraram que o balanço das contas do sindicato foi positivo no ano passado. Diferentemente de outras entidades, que passam por severas dificuldades financeiras, o Sindeesmat não enfrenta riscos em relação ao seu patrimônio.

Segundo o presidente do sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, isso é fruto de uma administração que não mede esforços para defender a categoria e preza por construir uma gestão responsável e transparente.

Melhorias

A diretoria do sindicato relembrou que em 2017 foram feitas as melhorarias nas sedes campestre e de praia da entidade sem que houvesse necessidade de se desfazer de outros patrimônios ou de efetuar empréstimos financeiros.

Neste ano, será necessário fazer algumas melhorias estruturais, inclusive na van do sindicato, que precisa de investimentos, pois será necessária para as próximas campanhas de conscientização e de filiação dos trabalhadores, visando o fortalecimento do sindicato para as próximas negociações.

Atuação sindical

Durante a assembleia, trabalhadores denunciaram empresas que estão coagindo funcionários a não realizar o pagamento da contribuição sindical, em flagrante prática antissindical.

A luta para que as homologações de rescisão de contrato voltem a ser feitas exclusivamente no sindicato também foi debatida e será foco da entidade para defender os direitos dos trabalhadores da categoria.

Segundo Agisberto, os trabalhadores precisam estar cada vez mais cientes da importância do sindicato e da necessidade de continuarem contribuindo para a sustentabilidade financeira das entidades. “Os sindicatos existem justamente para proteger os trabalhadores e lutar por melhores condições de trabalho e salários”, afirma.

Fonte: Sindeesmat