Os primeiros testes comerciais com veículos autônomos – como são chamados carros robóticos, que rodam sem motorista – já são alvo de muita preocupação para os rodoviários. Agora, um novo estudo mostrou que todos que circulam por estradas e rodovias têm motivo para olhar a tecnologia com mais atenção.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Transportes (DfT) da Inglaterra e mostrou que veículos sem condutores irão aumentar os congestionamentos em cerca de 20% das vias dos país até 2050. Hoje, apenas 7% delas enfrentam problemas relacionados ao tráfego.

O levantamento também concluiu que, com as novas tecnologias, o número de carros nas estradas inglesas aumentará em cerca de 51%.

A previsão é de que isso acontecerá porque veículos autônomos são programados para se deslocarem mais devagar do que carros tradicionais e terão uma velocidade de resposta menor do que um humano quando expostos a situações incomuns.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, essa é apenas mais uma das previsões negativas relacionadas a esse tipo de carro. “Se essa tecnologia se popularizar, teremos grandes problemas com a definição das responsabilidades legais em caso de acidentes. Também será preciso rever toda a legislação de trânsito. Mas o maior perigo é que postos de trabalho do setor estarão seriamente ameaçados”, explica.

Empresas nos Estados Unidos e na Europa já estão fazendo os primeiros testes com carros robóticos. A novidade vem gerando controvérsias, principalmente pelas dúvidas relacionadas à segurança. No início do ano, um veículo do gênero atropelou e matou uma mulher no estado americano do Arizona.

Ainda não há nenhuma movimentação para que essa tecnologia comece a ser utilizada comercialmente no Brasil, embora universidades brasileiras já tenham realizado alguns testes iniciais com esses carros por aqui. A Fetropar e os sindicatos que representam a categoria estão de olho em todos os avanços dos veículos autônomos no país, para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam sempre respeitados.

Fonte: Fetropar