Em resposta à crise política que envolve o governo de Michel Temer, as centrais sindicais convocam a população brasileira para o Ocupa Brasília, que será realizado em 24 de maio. A manifestação irá reunir militantes de todo o país, em um dia de luta pelos direitos dos trabalhadores.

Os manifestantes defendem a realização de eleições diretas no país e protestam contra as reformas da Previdência e Trabalhista. De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, os escândalos envolvendo o atual governo fortalecem a luta em defesa da classe trabalhadora brasileira.

“Precisamos nos unir neste momento de crise política e econômica. Assim como fizemos em 28 de abril, mostraremos nossa força de mobilização e deixaremos claro que não vamos aceitar todos os retrocessos apresentados para o trabalhador como reformas, mas que acabam com direitos que conquistamos com muita luta”, afirma

Os protestos já começaram

Em 17 de maio, militantes realizaram uma vigília na Câmara dos Deputados, em Brasília. Representantes dos trabalhadores passaram o dia no Congresso Nacional, como uma forma de pressionar os parlamentares contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016.

Além disso, em 21 de maio, manifestações a favor de eleições diretas se espalharam pelo país. Trabalhadores de várias cidades foram para as ruas pedindo a renúncia do presidente Michel Temer e a convocação de novas eleições.

Em São Paulo, mais de 20 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista, com cartazes pedindo “Fora Temer” e “Diretas Já”. Na capital paranaense, as manifestações se concentraram no centro da cidade, onde os militantes protestaram contra as reformas Trabalhista e da Previdência.

Fonte: Sindeesmat