A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje, às 14h30, para discutir o impacto das despesas decorrentes dos acidentes de trânsito no Orçamento da União, especificamente nas áreas da Saúde e da Previdência Social. O debate pretende ainda esclarecer as políticas públicas que estes órgãos têm implantado para minimizar esse impacto.

Foram convidados:
–  o consultor da Organização Mundial de Saúde e especialista em trânsito Roberto Victor Pavarino Filho;
– o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder – DPVAT, Carlos André Guerra; 
– a gerente de Estatísticas do Detran do Distrito Federal, Karina Alves Faria; 
– a técnica do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Cheila Lima; 
– o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, Marco Antônio Gomes Perez.

A autora do requerimento para a realização da audiência, deputada Christiane de Souza Yared (PTN-PR), lembra que milhares de pessoas envolvem-se em acidentes de trânsito por ano no Brasil, o que acarreta onera a saúde pública com os atendimentos muitas vezes por períodos prolongados de internação. Ela também destaca as despesas de natureza previdenciária, como auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e benefícios assistenciais às pessoas com necessidades especiais. “Assim, é fundamental que haja uma conscientização maciça de todos os setores da sociedade por um trânsito seguro e responsável”, considera a parlamentar. “O debate deve fomentar iniciativas de diversos agentes envolvidos nas políticas públicas necessárias”, finaliza.

A audiência pública ocorrerá no plenário 7 das comissões.

Fonte: Câmara dos Deputados