A Comissão Especial da Reforma Política tem reuniões hoje e amanhã (16 e 17) para debater quatro temas principais: desincompatibilização; pré-campanha; pesquisas eleitorais; e antecipação de registro. A intenção do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), é votar logo esses temas que, segundo ele, são menos complexos.

Questões mais polêmicas como o sistema eleitoral; financiamento de campanhas; partidos políticos; democracia direta; participação das mulheres na política; coincidência das eleições; obrigatoriedade do voto; e duração dos mandatos seriam debatidos em paralelo e decididos mais tarde.

Requerimentos
O colegiado também deve votar, nessas reuniões, requerimentos para a realização de audiências públicas. Os parlamentares da comissão já discutiram plano de trabalho e aprovaram a realização de alguns debates, inclusive com convites a ex-presidentes da República.

A reunião de hoje está marcada para as 14 horas, no plenário 4. Nesta quinta-feira (17), o debate será às 9h30, em local a ser definido.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias