Enquanto estão ao volante, muito condutores adotam hábitos que parecem inofensivos — principalmente por distração ou quando já têm muita experiência na estrada. No entanto, uma atitude que parece simples pode colocar em risco a vida do próprio motorista, dos passageiros e de outros condutores.

O Instituto São Cristóvão preparou uma lista com alguns comportamentos que podem aumentar os riscos de acidentes de trânsito. Confira:

  • Manusear objetos enquanto dirige

Se você costuma acender um cigarro quando está na estrada, ou não hesita em se abaixar para pegar um objeto que caiu enquanto está dirigindo, pode estar correndo risco de se envolver em uma colisão.

 

Qualquer instante distração representa perigo no trânsito. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), cada segundo de desatenção equivale a 17 metros cegos para o motorista – uma distância que representa muitas possibilidades de acidentes.

 

  • Usar o celular

Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), o celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Por isso, é muito importante resistir à tentação de manusear o aparelho enquanto dirige – mesmo que seja apenas para ouvir um áudio ou enviar uma mensagem rápida.

 

  • Falta de descanso

O cansaço é um grande inimigo dos motoristas, principalmente de quem é condutor profissional e precisa fazer viagens de longa duração.

 

A falta de descanso é um problema sério que merece atenção. Um estudo da Abramet revelou que a sonolência é a causa de 42% dos acidentes de trânsito no país. Logo, se as pálpebras começarem a pesar, a melhor saída é encontrar um lugar seguro para descansar o mais rápido possível.

 

  • Manobras bruscas

Mudanças de faixa e ultrapassagens são algumas manobras que exigem muita atenção e concentração do motorista. Não à toa, esses movimentos foram a causa de 20,46% dos acidentes nas rodovias brasileiras em 2016, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

 

Antes de fazer esse tipo de manobra, sempre se certifique de que a movimentação é permitida no trecho, dê a sinalização necessária e fique atento aos outros veículos que estão ao seu redor ou no sentido contrário.

 

  • Dirigir com apenas uma das mãos no volante.

Esse é hábito comum a muitos motoristas pode custar vidas e pesar no bolso. Além de aumentar o risco de colisões, a atitude também é considerada infração de trânsito. Isso inclui dirigir com um dos braços imobilizado ou engessado.

 

Fonte: Instituto São Cristóvão