A motivação para executar as tarefas cotidianas de repente dá lugar ao desânimo, à insegurança, à sensação de fracasso e de inferioridade.

De uma hora para a outra, o trabalhador não consegue mais se concentrar, comete erros básicos e sente que a memória não funciona mais como antes.

 Esses sintomas podem indicar um quadro de uma doença chamada síndrome de burnout, ou simplesmente síndrome do esgotamento profissional, um transtorno mental grave e de difícil diagnóstico.

Afinal, o que significa burnout?

“Burnout” é um termo da língua inglesa usado para definir o esgotamento mental ou físico causado por excesso de trabalho. Alguns médicos consideram que é um tipo de depressão, e outros, que é uma variação de estresse crônico.

Seja como for, o distúrbio, que também é popularmente conhecido como depressão do trabalho, é um problema de saúde causado pelo trabalho que afeta diretamente a qualidade de vida do trabalhador e precisa de atenção.

“Como é uma doença que tem sintomas muito discretos, geralmente emocionais, pode ser encarado como uma bobagem pelos trabalhadores. Transtornos psicológicos não são frescura e podem afetar seriamente a rotina de trabalho, levando a um acidente ou ao desenvolvimento de doenças mais sérias. Os rodoviários devem procurar ajuda”, alerta João Batista da Silva, presidente da Fetropar.

Saiba como identificar a síndrome de burnout

Os sinais que caracterizam a síndrome de burnout são semelhantes aos sintomas clássicos de estresse, como dificuldade de concentração, ansiedade, angústia (principalmente antes de ir trabalhar), sensação de fracasso ou incompetência, irritabilidade, esquecimento e isolamento no ambiente de trabalho.

O problema também pode causar sintomas físicos, como dor de cabeça, cansaço extremo, sudorese, palpitações, insônia ou sono excessivo e alterações na pressão arterial.

Enfrentando o problema

É muito importante que o trabalhador que esteja apresentando sintomas de depressão ou qualquer outro transtorno do gênero busque ajuda médica, incluindo psicólogos.

 Os trabalhadores que precisarem de orientações podem entrar em contato com o sindicato que os representa. Clique aqui para conferir a lista completa de entidades sindicais vinculadas à Fetropar.

Fonte: Fetropar