A manutenção dos veículos que circulam pelos centros urbanos é de grande importância. Os ônibus, de maneira especial, devem sempre passar por revisões e manutenções, já que são responsáveis pelo transporte de milhares de passageiros diariamente.

O trabalhador que é responsável pela manutenção da frota enfrenta muitos riscos durante o processo. Junto ao sistema de freio, as condições gerais do sistema podem estar prejudicadas. O veículo pode ter peças deformadas, trincadas ou quebradas que podem ferir o funcionário na hora do conserto.

Nos processos de manutenção do ônibus, o tambor de freio e as lonas são substituídos, o desgaste do cubo de roda até a mola de retorno das sapatas é verificado e as peças são limpas.

Para reduzir os riscos envolvidos nessas atividades, os trabalhadores devem fazer uso de equipamentos de segurança. A utilização de luvas, protetores auriculares e óculos de proteção é indispensável para assegurar a integridade do funcionário da manutenção.

Além das peças que podem causar cortes e feridas, os freios são regiões do veículo que podem soltar impurezas que podem atingir os olhos do trabalhador ou contaminar sua pele. Por isso é fundamental que o empregador ofereça ao trabalhador os equipamentos adequados para garantir sua segurança.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, os processos de manutenção de ônibus devem respeitar a integridade do trabalhador. “O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a estrutura adequada dentro das oficinas são medidas de extrema importância para garantir a saúde e segurança dos empregados”, afirma.

Caso as condições de trabalho não cumpram com as necessidades de segurança, o trabalhador deve comunicar o Sindicato para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Dessa forma, a integridade plena e os direitos do empregado são garantidos.

Fonte: Sindeesmat