As queimadas são riscos frequentes nas rodovias brasileiras, principalmente durante períodos de estiagem. O principal problema é a fumaça, que diminui a visibilidade e aumenta consideravelmente o risco de colisões e acidentes.
De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, nesses casos, precaução nunca é demais. “Motoristas profissionais geralmente dirigem veículos de grande porte, que dificultam a visualização de automóveis menores e estão ainda mais suscetíveis a batidas. Com a fumaça das queimadas ao redor, o risco é ainda maior”, explica.
Conheça algumas dicas para prevenir acidentes nessa situação:
Mantenha os vidros do veículo fechados
A inalação de fumaça proveniente de incêndios pode ter consequências graves à saúde, incluindo intoxicações respiratórias, que podem causar desmaios e levar à morte. Além disso, o vapor decorrente do aumento de temperatura pode embaçar os vidros e reduzir a visibilidade. Por isso, é fundamental manter as janelas bem fechadas até ultrapassar a área de risco.
Deixe os faróis acesos em luz baixa
Com as queimadas, vêm a redução de visibilidade. Nesse caso, ligar os faróis em nível baixo é imprescindível para se evitar acidentes. As luzes ajudam os outros veículos a detectarem para que direção você está indo e a saberem a que distância estão do ônibus ou caminhão que você está conduzindo, prevenindo colisões.
Mantenha distância do veículo da frente
Como a visibilidade é reduzida, é importante manter uma distância segura do veículo que está à sua frente. Assim, caso aconteçam freadas bruscas, há tempo de resposta o suficiente para evitar a batida.
O afastamento ideal varia de acordo com a velocidade em que você está dirigindo. A recomendação é de que a cada 20km/h de velocidade, haja uma distância equivalente a um carro entre os dois veículos. Por isso, mantenha uma direção defensiva!
Use a seta!
Os sinais luminosos fazem toda a diferença para diminuir riscos nesse tipo de situação. Se precisar fazer alguma movimentação, é indispensável sinalizá-la corretamente. Evite também ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento, já que isso pode confundir outros motoristas, que tentarão desviar de você.
Vá mais devagar
Tirar o pé do acelerador é uma dica básica para evitar acidentes em regiões de queimadas. Veículos grandes já têm, naturalmente, uma visibilidade mais baixa com pontos cegos. Com a fumaça, o risco de colidir com outro veículo pode aumentar. Por isso, não hesite em diminuir a pressa até sair da zona de risco.
Fonte: Fetropar