Transparência na gestão de uma entidade é um dos fatores fundamentais para a garantia de reconhecimento do trabalho. Com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), não é diferente. Em 4 de maio, o Conselho Fiscal realizou um encontro na sede da entidade, para fazer um balanço dos gastos do último trimestre.

Conforme a avaliação dos diretores, o saldo do período foi positivo. A arrecadação foi maior que o previsto e as despesas ficaram abaixo do esperado. A reunião do Conselho, segundo o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, é importante para mostrar a transparência na gestão financeira da Federação.

Ao todo, mais de 20 sindicatos estão filiados à entidade e atendem os trabalhadores do Paraná. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Guarapuava (Sintrar), Jair Korobinski, destacou que a reunião do Conselho Fiscal é importante não só para a entidade, mas também para os filiados. Segundo ele, essa é uma forma de ficar por dentro de toda a situação financeira da Fetropar.

“Se a Federação estiver bem, todos os associados, que são os sindicatos de todo o estado do Paraná, saem ganhando”, afirmou Jair. Ele explicou que o deslocamento até a sede da Fetropar também é uma forma de colaboração dos sindicatos.

Durante o encontro, os conselheiros fiscais acompanharam, por meio dos relatórios, as receitas e as despesas da entidade. Para o conselheiro da Fetropar e tesoureiro do Sindicato dos Empregados de Empresas de Transportes de Passageiros Intermunicipal, Interestadual e de Turismo de Cascavel (Sinetrapitel) Claudio Francisco Mistura, algumas dúvidas foram sanadas e a reunião deixou os sindicatos tranquilos quanto à movimentação financeira.

“O superávit representa a situação que o país está vivendo até o momento: emprego e pessoas trabalhando. O nosso medo é com a turbulência do governo daqui para frente”, afirmou.

Fonte: Fetropar