A solidão causada por longos percursos nas estradas brasileiras, a intenção de ajudar alguém que precisa ou até mesmo a arrecadação de dinheiro para colaborar nas despesas do trabalhador são alguns dos motivos que podem levar o motorista a dar carona para um desconhecido.

As caronas já são um hábito nas estradas brasileiras. É comum enxergar pessoas solicitando o transporte, e é fácil perceber como elas sempre são atendidas pelos motoristas. Mas é preciso tomar cuidado, porque mesmo com a melhor das intenções, dar carona pode ser arriscado.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, apostar que todas as pessoas nas estradas são de bem, pode ser perigoso. “O melhor é sempre seguir a viagem sem caronas, concentrado no trabalho e respeitando sua jornada diária. Assim como a pessoa pedindo carona pode ser boa, também pode ser ruim e colocar em risco a vida do motorista”, afirma.

Riscos

Casos em que pessoas pedindo carona nas estradas servem de isca para crimes maiores são cada vez mais comuns no Brasil. Essas ações geralmente resultam em assaltos aos motoristas, que acabam ficando sem dinheiro, bens pessoais ou até mesmo o caminhão.

Outro fator de risco é a cumplicidade em crimes. Agindo de má fé, muitas pessoas pedem carona para esconder materiais ilícitos nas cabines dos caminhões. Armas, drogas e itens obtidos em assaltos dentro do veículo, mesmo sem o conhecimento do motorista, fazem com que este seja considerado cúmplice do crime.

Também é preciso ter atenção ao levar menores de 18 anos. Sem autorização judicial, transportar uma pessoa menor de idade no caminhão acaba se tornando um crime, e o único prejudicado na situação é o motorista.

Por isso, a recomendação da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná é que, caso o motorista identifique alguém precisando de ajuda nas estradas do estado, entre em contato com a concessionária da rodovia ou até mesmo com a própria polícia, pelo número 198.

Fonte: Fetropar