A qualificação dos trabalhadores é um dos fatores que permitem a inserção e a permanência do profissional no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Londrina (Sinttrol) investe na formação e no aperfeiçoamento da categoria.

Por meio da parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC), mais de 400 alunos já receberam a certificação e estão preparados para atuarem no mercado.

No último sábado (3), 15 alunos participaram da primeira etapa do curso de transporte de passageiros. Esses alunos não tinham nenhum tipo de capacitação na área.

No próximo dia 10 de dezembro, cerca de 15 novos alunos também irão participar do mesmo treinamento. No entanto eles farão o reaproveitamento das aulas, porque já possuem cursos na área.

Conforme explicou o diretor social do Sinttrol, que também é responsável pela organização dos cursos, Odair Curti, alguns dos alunos já estavam trabalhando no transporte coletivo, mas na função de cobradores. Outros, no entanto, estavam fazendo o curso para se aperfeiçoar, como é o caso de um motorista que já exercia a profissão, mas não tinha o treinamento.

O conteúdo programático do curso é sempre o mesmo, e obedece à resolução 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa resolução normatiza o transporte profissional.

Por isso, a temática trabalhada nas aulas é sobre legislação, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente. Na sequência, vem o tema específico de cada curso que, no caso de transporte de passageiros, diz respeito ao relacionamento interpessoal.

De quem é o direito no trânsito na hora de uma colisão, por exemplo, é uma das principais dúvidas dos alunos. Foi o que relatou o instrutor João Batista Lima, pois muitos não percebem que o convívio urbano é social, por isso não pertence a pessoa alguma.

Outros alunos confundem o transporte escolar com o coletivo, mas esquecem que ambos devem cumprir regras específicas.

“Como temos 15 aulas específicas, é preciso dar enfoque à cidadania e ao meio ambiente. Abordamos política, questões ambientais e como se dá o interesse do próprio estado em relação ao cidadão”, explicou.

Para ficar atualizado sobre as informações dos cursos, você pode telefonar para o Sindicato: (41) 3222-2242.

Fonte: Sinttrol