A falta de pagamento da primeira parcela do 13.º salário por parte das empresas que operam o transporte coletivo de Curitiba e região fez a capital amanhecer com paralisação de parte da frota. Dos três consórcios que operam o sistema, um aderiu à greve, afetando linhas metropolitanas e da região Sul de Curitiba. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) estima que 15% do sistema tenha sido impacto pela paralisação.

Em meio à paralisação parcial dos ônibus de Curitiba e região metropolitana, na manhã desta terça-feira (1º.), o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, confirmou o que já estava previsto: que o impasse entre as empresas operadores do sistema, a Urbs e os trabalhadores deve sobrar para os passageiros. “A tarifa do transporte coletivo vai aumentar”, afirmou ele durante entrevista coletiva no Ministério Público do Trabalho (MPT), onde ocorre nesta terça mais uma audiência para tentar pôr um fim à greve.

Apesar da declaração, o presidente disse que não é possível ainda apontar quando o reajuste será efetivado e de quanto será o aumento, que deve ser implementado porque houve um aumento muito grande nos custos da manutenção do serviço.

Uma possível elevação no custo da passagem já estava prevista para fevereiro, mês da data base dos motoristas e cobradores.

Greve para ônibus de cinco empresas

As linhas afetadas na manhã desta terça-feira são as operadas pelas empresas Sorriso, CCD, Tamandaré, Campo Largo e Araucária, cujos funcionários alegaram não ter recebido o valor total do 13º salário – estopim da paralisação. Todas elas pertencem ao Consórcio Pioneiro.

No entanto, pouco depois das 10h30, empregados de três destas empresas (Sorriso, Araucária e CCD) decidiram voltar ao trabalho assim que constataram a efetivação dos depósitos.

Audiência

Uma audiência que estava prevista para as 10 horas desta terça-feira, no Ministério Público do Trabalho (MPT) foi adiada para as 11 horas. Devem participar o Sindimoc, o Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp) e a Urbs.

Fonte: Gazeta do Povo