Na última quarta-feira (31), a diretoria executiva da Fetropar realizou uma reunião para discutir a minuta da nota técnica que está sendo elaborada sobre a contribuição sindical. Os participantes debateram o documento e ressaltaram a importância dessas orientações para os sindicatos filiados.

O texto organiza as formas de recolhimento da contribuição por meio de autorização coletiva, que deve ser feito realizando assembleias com a categoria. Nesse quesito, o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, destacou que a participação dos trabalhadores é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira das entidades.

“Estamos estudando as melhores diretrizes para garantir que o funcionamento dos sindicatos e da federação não sejam prejudicados com as alterações da Reforma Trabalhista. Além disso, essa questão está sendo debatida na Justiça, porque a mudança no recolhimento da contribuição sindical é considerada inconstitucional por alguns órgãos e juízes”, lembrou João Batista.

Na reunião, a diretoria também abordou a continuidade dos cursos ofertados pelo Instituto São Cristóvão (ISC), buscando dar ainda mais visibilidade às atividades e ampliando sua atuação.

Fonte: Sinttrol