Em 29 de agosto aconteceu a reunião mensal da diretoria executiva da Fetropar. Entre os assuntos discutidos estiveram os preparativos para a oficina organizada pela federação sobre a Reforma Trabalhista e a indicação de representantes para participarem do comitê das confederações do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).

A entidade criou cinco comitês, cada um composto por quatro confederações, e a finalidade é discutir sobre formas de custeio sindical, que sofrerão alterações pela Reforma.

Foram indicados o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (SITRO), Moacir Ribas Czeck, e o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, para representarem a Fetropar e os rodoviários do Paraná no grupo cinco.

Fazem parte desse grupo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e a Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate).

As mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também serão o tema da Oficina sobre a Nova Lei da Reforma Trabalhista, que acontecerá em 11 e 12 de setembro e é uma preparação para o Seminário Jurídico e de Negociações Coletivas, que será realizado entre 3 e 6 de outubro.

Os presidentes dos sindicatos filiados à Fetropar estão convocados para participar da oficina e os dirigentes sindicais também estão convidados. Segundo Sandro Lunard Nicoladeli, assessor jurídico da Fetropar, “será uma oportunidade para trocar ideias e tirar dúvidas sobre a Reforma Trabalhista, um debate de interesse das entidades”.

O encontro terá um estudo coletivo dos artigos da CLT que serão alterados após a Reforma, formando um quadro comparativo. Sandro destaca que é essencial que os participantes tragam questões relacionadas aos seus sindicatos para que a oficina seja produtiva para todos.

O presidente da Fetropar, João Batista da Silva, destaca que a discussão sobre a Reforma Trabalhista pode resultar em um marco para a entidade. “Estamos cogitando a elaboração de um manual de princípios e valores para estabelecer o limite ético de atuações dos sindicatos a partir de novembro”, afirma.

Fonte: Fetropar