Em 27 de julho, a Fetropar realizou uma reunião de diretoria na sede da Federação, em Curitiba. A atividade reuniu dirigentes sindicais das entidades filiadas à Fetropar.

A principal discussão do encontro girou em torno dos impactos da Reforma Trabalhista nos direitos dos trabalhadores brasileiros. Sancionada por Michel Temer em 13 de julho, a medida altera mais de cem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e traz prejuízos para a classe trabalhadora.

De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, o texto da Reforma Trabalhista apresenta diversas inconstitucionalidades.

“O governo federal passou o rolo compressor nos direitos trabalhistas e retirou conquistas que traziam segurança para os empregados do país. Com a aprovação da medida, os trabalhadores estão desprotegidos e nas mãos dos empregadores. Precisamos continuar lutando e resistindo para que outros retrocessos, como a Reforma da Previdência, não sejam aprovados”, afirmou o presidente.

O assessor jurídico da Fetropar Sandro Lunard Nicoladeli participou da reunião e destacou os principais prejuízos causados pela Reforma.

“A aprovação foi feita de forma rápida e sem uma discussão prévia com a população. Mesmo com todos os protestos e manifestações que realizamos, não conseguimos barrar essa medida que traz impactos negativos nas relações entre patrões e empregados, nas relações sindicais e no acesso à Justiça do Trabalho”, ressaltou.

Curso do ISC

Durante a reunião de diretoria, os dirigentes sindicais também fizeram uma avaliação da terceira etapa do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC), realizada em Cascavel.

De acordo com o coordenador pedagógico do Instituto, Munir Varela, 28 dirigentes participaram desse terceiro momento do curso. “Desde a primeira etapa, as atividades estão contribuindo para a formação de cada um dos participantes, construindo uma bagagem importante sobre a política e o sindicalismo no Brasil e no mundo”, ressaltou.

“O grande diferencial desse curso são as tarefas e leituras que eles estão realizando nos intervalos entre uma etapa e outra. Esse processo contribui para um aprendizado ainda mais profundo sobre os assuntos que estudamos nos encontros”, concluiu Munir.

Fonte: Fetropar