O trabalho da Fetropar na busca de melhores condições de trabalho e mais direitos para os rodoviários do Paraná ganhou mais um importante capítulo. No início de setembro, o vice-presidente da Fetropar, Epitácio Antônio dos Santos, esteve no Congresso Nacional para dialogar com o senador Paulo Paim (PT-RS) sobre a importância do Estatuto do Motorista.
O Estatuto do Motorista é um projeto de lei que, se for aprovado, vai trazer uma série de benefícios para os rodoviários, como a jornada de no máximo seis horas diárias com período de descanso, recebimento de horas extras e aposentadoria especial após 25 anos de serviço.
Além disso, o Estatuto garantiria que o motorista profissional não ficará responsável por arcar com os prejuízos estruturais de ações criminosas de terceiros, como assaltos, roubos de carga e furtos.
Na visita ao Senado, Epitácio entregou ao senador Paulo Paim a minuta do Estatuto, que deve voltar a tramitar no Congresso Nacional em breve. “Paim é apoiador dos rodoviários, ele já declarou em diversos momentos que a categoria precisa ser mais valorizada e que irá promover uma ampla articulação para conseguir aprovar o Estatuto”, afirma Epitácio.
Com o Estatuto, a Fetropar e outras entidades que representam os rodoviários querem reverter os retrocessos dos últimos anos. A Lei 13.103/2015, conhecida como Lei do Motorista alterou muitos aspectos da Lei do Descanso (que havia sido aprovada em 2012 com grande atuação da Fetropar) e piorou a vida dos motoristas, mexendo em direitos relacionados ao tempo de espera de carga e recarga, períodos de intervalo para almoço e repouso e à quantidade de horas extras permitidas por dia.
Para o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck, a entidade vai trabalhar duro nos próximos meses para garantir a tramitação do estatuto da forma mais rápida possível. “Precisamos do apoio de toda a categoria para pressionar os parlamentares e garantir mais valorização e dignidade para os rodoviários”, afirma.
Fonte: Fetropar