Uma doença degenerativa é aquela que compromete as funções vitais do indivíduo de forma gradual. Elas atuam de forma evolutiva, ou seja, vão agravando o quadro do paciente com o passar do tempo, tornando-se irreversíveis.

Doença de Alzheimer e diabetes são alguns exemplos desse tipo de doença. Esses problemas não têm cura, porém existem tratamentos que controlam sua evolução.

Se o empregado sofre com esse tipo de enfermidade, e ela foi agravada pelo trabalho, ele deve ser indenizado por danos morais. Esse foi o entendimento da Justiça em um caso julgado em maio de 2017.

Nessa situação, o trabalhador era portador de hérnia de disco na coluna lombar, doença de caráter degenerativo. Durante o expediente, ele precisava carregar muito peso, o que resultou no agravamento do problema.

De acordo com o laudo pericial, as atividades realizadas pelo funcionário pioraram o problema na coluna, por isso, a empresa foi obrigada a pagar uma indenização por danos morais ao trabalhador.

“A empresa é responsável por oferecer condições de trabalho adequadas a todos os seus funcionários. Isso inclui garantir que nenhuma dinâmica da rotina piore a saúde deles. Se o trabalhador estiver exposto a uma situação de risco para sua saúde, deve informar ao sindicato imediatamente para que possamos ajudar e garantir que todos os direitos da categoria sejam preservados”, explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Fonte: Sindeesmat