O inciso V do artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limites de peso para transporte de cargas. Desrespeitar as diretrizes é considerada infração média e gera multa. No entanto, esse não é o problema mais grave de se carregar produtos muito pesados. Alguns problemas podem acabar atingindo o trabalhador e afetando os bens mais preciosos de qualquer caminhão: a saúde e a vida do rodoviário.

Confira algumas das consequências do excesso de carga:

Pontos na carteira

Motoristas que forem flagrados com cargas acima do limite recebem multa de R$130,16, com acréscimo progressivo dependendo da gravidade do caso. O veículo também pode ficar retido. Nessa situação, é importante ressaltar que o patrão não pode descontar ou cobrar do trabalhador o valor dessas punições porque geralmente não é o trabalhador que define a carga que será levada.

Se for autuado, o motorista perderá pontos na CNH. O desrespeito às regras, nesse caso, custa 4 pontos na carteira. A penalidade é imposta ao condutor mesmo que não seja ele o dono do caminhão.

Danos na mecânica do caminhão

Os caminhões são projetados para carregar um determinado peso máximo. Extrapolar esse limite pode gerar danos graves nos freios e em componentes de transmissão e suspensão. Falhas nessas peças tendem a favorecer acidentes e podem custar a vida do trabalhador ou de outras pessoas nas estradas.

Diminui velocidade do caminhão e tempo de resposta

Quanto mais pesado o veículo, menor sua velocidade e tempo de resposta aos comandos do condutor. Movimentos simples como fazer curvas ou frear, por exemplo, demoram mais para serem executados pelo caminhão.

Em uma situação emergencial com risco de colisão, o motorista não conseguirá executar a manobra necessária a tempo de evitar o acidente.

Facilita tombamentos

Com a dificuldade para fazer curvas, vem uma consequência grave: a possibilidade de tombar o caminhão.

O sobrepeso unido à diminuição do tempo de resposta causa lentidão e desequilíbrio, a receita perfeita para tombamentos de carga ou do próprio veículo. Além do transtorno ocasionado por esse tipo de acidente, a situação ainda ameaça gravemente a vida do trabalhador.

Carrego cargas acima do limite. O que fazer?

De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, ser for uma prática comum na empresa, é imprescindível comunicar o sindicato que representa o motorista.

“As entidades sindicais podem orientar o trabalhador e oferecer assessoria durante eventuais processos jurídicos. É importante denunciar a situação. Excesso de peso no transporte de cargas é um problema muito sério, que pode impactar a vida do rodoviário de maneira irreversível”, alerta João Batista.

Fonte: Fetropar