Em 31 de maio, a Fetropar realizou uma reunião de diretoria para avaliar a participação dos sindicatos nos protestos contra as reformas Trabalhista e Previdenciária e a favor da realização de eleições diretas no país.

Os dirigentes dos sindicatos filiados à Fetropar estiveram na reunião. De acordo com o presidente da Federação, João Batista da Silva, a Greve Geral, em 28 de abril, e o Ocupa Brasília, realizado em 24 de maio, demonstraram a força de luta da classe trabalhadora.

“O sindicalismo brasileiro está vivo e fez bonito durante os protestos. A união dos trabalhadores tornou os movimentos mais fortes e efetivos. Porém não podemos parar por aqui. Novas mobilizações serão necessárias para que nossos direitos estejam preservados e novas eleições sejam realizadas”, afirmou.

Discussão

Durante a reunião, também foi discutido o pedido de filiação do Sindicato de Motociclistas de Foz do Iguaçu (Sindimoto/Foz) e a inclusão da Fetropar nas negociações da categoria.

Durante a avaliação, constatou-se um conflito de representação da categoria. De acordo com o assessor jurídico da Federação, André Passos, uma reunião deverá ser realizada entre as entidades, para decidir quem irá abrir mão das regiões onde existe a divergência.

“Para realizar a filiação, o sindicato precisa estar regularizado e apresentar todos os requisitos necessários e exigidos pelo estatuto da Federação. Porém enquanto existir a divergência territorial entre as entidades, o processo não pode ser iniciado”, ressaltou.

A fim de discutir e buscar uma solução para o conflito de representação, será realizada uma reunião, em 20 de junho, em Cascavel, com os representantes da Fetropar e os dirigentes dos sindicatos envolvidos.

Durante o encontro, a diretoria também aprovou o auxílio da Federação na realização das negociações da categoria, solicitado pelo Sindicato dos Empregados de Empresas de Transportes de Passageiros Intermunicipal, Interestadual e de Turismo de Cascavel (Sinetrapitel).

Formação

A reunião também avaliou a participação dos sindicatos no curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC), realizado de 16 a 18 de maio, em Curitiba.

O presidente do Sinetrapitel, Sérgio Machado dos Santos, afirmou que os diretores da entidade que participaram da primeira etapa do curso voltaram para a base com muito conhecimento sobre a história do sindicalismo no Brasil.

“A metodologia das aulas surpreendeu a todos. Os instrutores do Instituto foram muito além de apresentar textos e discutir o assunto. As dinâmicas de grupo nos forçaram a pensar sobre nossa atuação dentro do sindicato. Estamos ansiosos para iniciar o próximo módulo”, relatou.

Fonte: Fetropar