Em 5 de agosto, o presidente eleito da Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, compareceu ao Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) da 9ª Região para convidar o presidente do Tribunal, Altino Pedrozo dos Santos, para a posse da nova diretoria da gestão 2015/2019 da Fetropar.

Também estiveram presentes na reunião, o advogado trabalhista Sandro Lunard Nicoladeli e o secretário de negociações coletivas e jurídico da Federação, José Aparecido Faleiros.

Durante a reunião, a Lei do Caminhoneiro foi trazida para discussão. A Lei 13.103/2015 irá suceder a antiga Lei 12.619/2012 e será um retrocesso imenso para os direitos dos motoristas profissionais. Em vista disso, a Fetropar apoia a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), que deu entrada em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei 13.103/2015.

Após fazer o convite, o presidente da Fetropar foi acompanhado por Sandro Lunard e José Faleiros para conferir a exposição apresentada pelo Centro da Memória do TRT-PR que conta a história dos trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba.

A exposição busca contar a história do sistema do transporte coletivo juntamente com a história dos trabalhadores dessa categoria, valorizando os serviços prestados à sociedade, mostrando suas condições de trabalho, reivindicações e conquistas ao longo do tempo.

 

Fonte: Fetropar