Novembro foi mais um mês de conscientização, desta vez para os homens. A campanha Novembro Azul chamou a atenção para uma doença silenciosa, mas que faz diversas vítimas todos os anos: o câncer de próstata.

O objetivo é levar informações sobre a importância de realizar exames periódicos, uma vez que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em 2013, dos cinco mil entrevistados, 47% nunca realizaram o exame preventivo. Ainda segundo a SBU, 44% revelaram que nunca se consultaram com um urologista, e 51% disseram nunca ter feito exames para verificar os níveis de testosterona no sangue.

Com esses resultados, não é de assustar o rápido crescimento do câncer de próstata no Brasil. Só em 2012, foram registrados 60 mil casos. Por isso, a prevenção e os exames são a melhor forma de mudar as estatísticas. E não muito diferente de outros cânceres, o de próstata também requer mudanças nos hábitos para diminuir as chances de desenvolver a doença.

Prevenção

Vilão de inúmeras doenças, o cigarro também pode contribuir para o surgimento do câncer de próstata. Por isso, a melhor prevenção é largar o vício. Para aqueles que gostam de uma cerveja depois do expediente, cuidado! As bebidas alcoólicas também aumentam o risco de desenvolver a doença e, portanto, devem ser evitadas.

A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação também ajudam na prevenção do câncer. Porém, mesmo com todos esses cuidados, o exame preventivo ainda é essencial – principalmente depois dos 45 anos. E não é à toa. Cerca de 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos.

A Fetropar e os sindicatos filiados – que apoiam a campanha – orientam os trabalhadores a observarem esses cuidados para terem uma vida mais saudável.

“Não existe remédio melhor que a prevenção. Nós, trabalhadores, que na maioria das vezes temos família para sustentar, não podemos esquecer da nossa saúde. Mesmo com uma vida atarefada, é essencial dedicarmos um tempo para cuidar de nós mesmos”, afirma o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

Fonte: Fetropar