As tabelas horárias do transporte coletivo foram modificadas a partir desta segunda-feira (14) e as alterações nos horários dos ônibus ficam valendo até o fim do período de férias escolares. Nesta época, há uma redução de, em média, 15% da demanda. As mudanças ocorrem principalmente em linhas que atendem escolas e universidades.

Todas as alterações são comunicadas, linha por linha, no Boletim do Transporte, no site da Urbs onde é possível conferir também o horário em vigor em todas as linhas do sistema.

Além do monitoramento do sistema em tempo real, a Urbs também analisa o desempenho dessas linhas podendo promover novas readequações, voltando, inclusive, à tabela horária anterior assim que se mostrar necessário.

Feriados

Na véspera do Natal, dia 24 de dezembro (quinta-feira) os ônibus vão circular com horário de sábado, mas com reforço. No dia de Natal, 25 (sexta), será horário de domingo.

No dia 26 (sábado) será feito horário de domingo, mas com funcionamento de linhas que normalmente não operam aos domingos. No dia 27 (domingo) vale o horário de domingo.

Na semana de fim de ano, os ônibus vão rodar com horário de sábado, com reforço nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro. No dia 1.º de janeiro será horário de domingo. Em 2 de janeiro (sábado) valerá o horário de domingo, mas com o funcionamento de linhas que normalmente não rodam aos domingos.

As linhas são monitoradas em tempo real e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e a fiscalização do transporte podem solicitar a entrada de mais ônibus em operação, caso seja necessário. Em função disso, de 24 de dezembro a 02 de janeiro, as empresas vão manter plantão nas garagens para permitir que um ônibus seja colocado em operação assim que for determinado pelo CCO.

Fonte: Gazeta do Povo