De 26 a 28 de junho, a Fetropar esteve no IV Congresso Nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). O evento reuniu cerca de mil delegados representantes das confederações, federações e sindicatos da base da NCST.

Realizado no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), o congresso contou com a presença de trabalhadores da indústria, dos transportes terrestres, do turismo e hospitalidade, da construção, da educação e cultura, dos serviços públicos e de diversas outras categorias.

Durante as atividades, os participantes discutiram quais serão as próximas estratégias da classe trabalhadora para tentar barrar as reformas Trabalhista e da Previdência. Além disso, os delegados também definiram as atividades da NCST para o próximo quadriênio e elegeram por aclamação a nova diretoria da central sindical para a gestão 2017-2021.

De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, as medidas propostas pelo governo federal visam a fragilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deixam de lado o bem-estar e os direitos dos empregados.

“Esses retrocessos foram propostos sem qualquer diálogo com os sindicatos ou com a sociedade. Especialistas já apontaram diversas irregularidades nas Reformas, por isso, não podemos aceitar que elas sejam aprovadas. Vamos seguir debatendo e definindo estratégias que nos ajudem na defesa dos direitos dos trabalhadores”, relatou João Batista.

Debates

Durante o congresso, a advogada Talita Barcelos e o assessor jurídico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), André Santos, fizeram um debate sobre as relações de trabalho e avaliaram a composição da estrutura sindical, as eleições sindicais e a formação de dirigentes sindicais no Brasil.

A pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marilane Teixeira, e o coordenador do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, também participaram do evento e contribuíram para o debate sobre os caminhos que o movimento sindical brasileiro deve seguir para ter mais influência na defesa das políticas públicas que envolvam temas como direitos humanos e igualdade racial.

Projeto

Os delegados presentes no IV Congresso Nacional da NCST propuseram a criação de um grande portal de notícias da central. A ideia do projeto é tornar a plataforma um meio de comunicação sindical, atualizado por jornalistas que atuam nos sindicatos filiados à NCST.

Fonte: Fetropar