O dirigente sindical necessita de qualificação para que seja possível buscar melhorias para toda a classe trabalhadora. Com esse propósito, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) se prepara para a realização de três seminários que devem ocorrer em setembro e em outubro.

As iniciativas foram discutidas na última assembleia realizada com os dirigentes sindicais, na quinta-feira (1), na qual foram tratados os assuntos pertinentes à Federação.

Dentre outros temas selecionados para a discussão, estavam em pauta os projetos de leis que afetam a classe dos rodoviários; a conjuntura política temerária que se prenuncia com o governo Temer no poder; os andamentos das negociações coletivas e a tabulação da pesquisa realizada, por meio do Instituto São Cristóvão (ISC), com os trabalhadores.

Formação Sindical

O tema principal da assembleia, porém, foi a realização dos seminários. Tanto o Seminário de Negociações Coletivas como o Seminário Jurídico são tradições dentro da Federação. O assessor jurídico da Fetropar André Passos explicou que o primeiro seminário, além de ser um preparatório para as próprias negociações, também é importante para trazer uma análise do contexto sócio-político que o país está vivenciando.

“Há uma prévia de que as nossas negociações tiveram êxitos, demonstrando que a organização da classe trabalhadora, mesmo em momentos de dificuldades, pode conseguir avanços”, considerou.

Para tratar dos aspectos da legislação, que fazem referência aos motoristas, foi convidado para participar do XI Seminário Jurídico da Fetropar o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Augusto César Leite de Carvalho.

“O objetivo é fazer com que a legislação, combinada com decisões judiciais, freie a exploração dos trabalhadores nas estradas, evite as mortes e as doenças que atingem, há tantas décadas, o nosso país”, argumentou.

Importância

Um dos aspectos fundamentais dos seminários é a qualificação tanto dos dirigentes como da própria sociedade civil. Segundo o vice-presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck, as negociações exigem conhecimento jurídico, por isso a necessidade de realizar um seminário conjunto.

“Estamos vivendo um momento muito complicado na política, principalmente na política sindical. Por isso, nós precisamos nos preparar mais a cada dia”, esclareceu.

O presidente da Federação, João Batista da Silva, comentou, ainda, que há assuntos que são aprovados na legislação e são extremamente prejudiciais aos trabalhadores. Os seminários servem para esclarecer, além de serem uma oportunidade de mobilizar as lideranças sindicais.

Fonte: Fetropar