O Brasil perdeu um dos maiores defensores da luta a favor dos trabalhadores: o advogado e jornalista Edésio Passos, que faleceu no último dia 9.

Para prestar homenagem ao advogado, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) esteve presente no Circo da Democracia, onde foi exibido um documentário sobre a carreira do advogado.

Durante 53 anos, Edésio defendeu as causas da classe trabalhadora, da moradia popular, das entidades sindicais e dos movimentos populares.

Em 1968, foi um dos organizadores da primeira tentativa de greve geral no período da Ditadura Militar, em Maringá, no Paraná.

O advogado também ingressou na carreira pública e ajudou a fundar a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas e o Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná. A luta maior sempre foi relacionada à defesa dos sindicatos e dos trabalhadores.

Um dos documentos que resgatam a memória da vida de Edésio é o texto escrito por ele mesmo, intitulado Carta Para Meus Pais, publicado durante o lançamento do livro Edésio Passos: 50 anos de Advocacia, em 2013.

“E de advocacia, lá se vão cinquenta anos. O que mais me orgulho da profissão que escolhi é que em todos os atos que participei nesta condição resultaram na construção de uma vida melhor para milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Os que não tinham voz, se fizeram ouvidos. Os que foram injustiçados, conseguiram alguma reparação; os que foram perseguidos, resgataram suas liberdades; os que estavam necessitados, obtiveram algum ganho. Mas o que foi e é mais importante: ajudei que aprendessem a ser donos de suas próprias existências”, escreveu Edésio na carta.

Durante o curso de Gestão Sindical, realizado em 10, 11 e 12, o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, e outros dirigentes sindicais fizeram um minuto de silêncio em memória do advogado.

Fonte: Fetropar