Dirigentes da Fetropar estiveram em Porto Alegre (RS) ontem (24) para participar das manifestações em defesa da democracia durante o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O processo está sofrendo sérios questionamentos e vem sendo criticado inclusive internacionalmente.

Dezenas de milhares de pessoas entre militantes, sindicalistas, lideranças de movimentos sociais, estudantes e trabalhadores se deslocaram até a cidade para defender a democracia e o direito de candidatura do ex-presidente.

As manifestações nas ruas da capital gaúcha criticaram a seletividade da Justiça Federal e a legitimidade das eleições em 2018, caso Lula seja impedido de se candidatar à presidência.

Conforme ressaltou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, é importante que os sindicatos e demais entidades acompanhem o que está acontecendo politicamente e demonstrem sua indignação contra as afrontas ao estado democrático de direito.

“Devemos salientar que há um caráter golpista em tudo que armaram contra o ex-presidente, atentando contra um projeto político que atendia às necessidades da população. Também há o problema de que o julgamento está sendo feito pela Justiça comum, sendo que o ex-presidente deveria ter direito ao foro privilegiado”, destacou João Batista.

Fonte: Fetropar