Nos últimos três sábados, o ISC promoveu um curso de liderança para os filiados ao Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), visando expandir o conhecimento dos filiados e ajudá-los com a profissão no dia a dia. Beatriz Oliveira de Paola e Melissa Gonçales dos Santos, advogadas e professoras universitárias, utilizaram diversas formas de passar o conteúdo de forma didática e divertida aos participantes.

De acordo com o coordenador administrativo-pedagógico do ISC, Munir Varela, o formato do curso permitiu aos trabalhadores terem contato com os conceitos de liderança e as diferenças entre chefe e líder, esclarecendo sobre como liderar e mandar são coisas distintas.

“O conceito de líder próximo, mais parceiro, que motiva a sua equipe e está aberto a ouvir os feedbacks é o que constrói gestores com uma boa postura, deixando um legado e não causando rupturas e o afastamento da equipe. Além disso, esse perfil de líder tem a capacidade de gerenciar conflitos e manter um ambiente de trabalho mais harmonioso”, ressaltou Munir.

Para o coordenador, o curso irá auxiliar mesmo os trabalhadores que não exercem funções de liderança propriamente ditas. “Os conhecimentos adquiridos no curso poderão ser aplicados tanto no trabalho quanto na vida pessoal dos trabalhadores, inclusive mostrando para outras pessoas alguns princípios que passamos durante os três sábados”, lembrou.

Cerca de 20 participantes concluíram o curso, que foi ministrado na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e não teve nenhum custo.

Fonte: ISC