Mulheres ainda ganham menos do que homens, segundo uma pesquisa divulgada pelo site da empresa Catho. A empresa entrevistou mais de 13 mil pessoas e avaliou os salários de 8 funções diferentes, de estagiários a gerentes e, em todas elas, os homens ganham mais. A diferença salarial chega a 62% no cargo de consultor, por exemplo.

A pesquisa também revela que, das 28 áreas de atuação listadas, elas ganham mais em apenas três: academia e esportes, comunicação social e produção de eventos. Nas outras 25 áreas, os homens têm remunerações mais altas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença entre a média de salário recebido por homens e mulheres é de R$ 489,00.

A explicação para essa diferença na remuneração pode ser a entrada tardia das mulheres no mercado de trabalho – já que elas passaram a lutar pelos mesmos direitos que os homens apenas nas décadas de 60 e 70. Além disso, algumas empresas até hoje acreditam que as mulheres trabalham menos que os homens, porque têm que conciliar o emprego e os cuidados com a casa e com a família.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a busca pela igualdade de direitos e de salários entre homens e mulheres deve ser constante: “quem desempenha a mesma função tem que ganhar o mesmo salário. A luta pela igualdade entre os gêneros é uma das mais importantes atualmente, e nós também estamos nessa luta”.

Fonte: Sindeesmat