Nesta segunda-feira (12), foi realizado o lançamento do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical na sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em Curitiba. O encontro contou com a participação de mais de 250 representantes de sindicatos que lotaram o auditório, além das autoridades que estão diretamente envolvidas na construção do Manifesto.

A mesa de abertura foi composta por oito integrantes que demonstraram total acordo com os objetivos do Fórum e união entre as diversas centrais e sindicatos de inúmeras categorias.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, o lançamento do Fórum é um registro marcante, pois representa um grande avanço do movimento sindical em uma conjuntura desafiadora, principalmente na resistência aos impactos da Reforma Trabalhista. “Hoje estamos firmando na história do movimento a força que criamos coletivamente para continuar exercendo o nosso papel de defender os direitos dos trabalhadores”, afirmou.

O Fórum, que vem sendo articulado desde dezembro de 2017, tem como objetivo proporcionar aos sindicatos do Paraná a liberdade necessária para as atividades que visam proteger os interesses dos trabalhadores.

No evento foi lançado também o Manifesto, que aborda a pauta principal de atuação do Fórum: negociações coletivas, atos antissindicais e custeio das atividades.

Para o representante das assessorias jurídicas das entidades sindicais, Sandro Lunard, professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Manifesto não é uma carta de boas intenções, mas um consenso entre os atores sociais (MTP-PR e sindicatos). “Esse documento é um ponto de partida para que façamos o debate com a participação ativa dos trabalhadores, que são os maiores afetados pela Reforma Trabalhista”, explicou.

Fonte: Fetropar