Cuidar dos trabalhadores e oferecer qualificação profissional é o que traz melhorias para os profissionais da categoria de transportes. Mais do que dirigir, ficar atrás das mesas de escritórios ou realizar manutenção, os trabalhadores precisam se atualizar. E essa atualização só vem com o conhecimento.

Pensando nisso, o Instituto São Cristóvão (ISC) organiza a oferta de um treinamento novo, que é o curso de oratória.

Embora esse seja direcionado inicialmente aos dirigentes do Sindeesmat, a proposta futura é que seja destinado a outros sindicatos da categoria dos trabalhadores em transportes rodoviários.

A qualificação proporciona autoconhecimento, melhora a comunicação e a própria autoestima dos trabalhadores. Como se sabe, a comunicação é um dos fatores que contribuem para o fortalecimento do movimento sindical.

O presidente do ISC, João Batista da Silva, esclarece que o curso é uma forma de preparar os dirigentes sindicais para dialogar diretamente com os trabalhadores e demais sindicalizados. Algumas práticas são necessárias aos dirigentes, como, por exemplo, exercício da fala, linguística e até mesmo postura corporal.

“Sentimos a necessidade do movimento sindical investir na comunicação com o objetivo de ampliar a interlocução com os trabalhadores. E a oratória é um dos fatores que proporciona isso”, salienta João Batista.

A finalidade do treinamento, segundo a advogada e instrutora Beatriz Oliveira de Paola, é trazer autoconhecimento por meio da oratória.

“O curso é voltado para o aprimoramento humano, para a pessoa se enxergar melhor, se empoderar. Ela se conhecendo, vai descobrir as suas qualidades e defeitos”, explica a instrutora.

As aulas são feitas com dinâmicas para que os alunos se sintam à vontade. A instrutora expõe, ainda, que costuma gravar vídeos dos alunos. O objetivo é fazer com que eles consigam melhorar a autoestima, pois isso também reflete no desempenho profissional e na comunicação com os demais membros da categoria.

O curso de oratória tem duração de 30 horas e costuma ser aberto para uma equipe de 20 a 25 alunos. A princípio, o treinamento será ofertado nos dias 4, 11 e 18 de junho na sede do ISC, que está localizado na rua Dr. Pedro Ribeiro Macedo da Costa, 694, Vila Isabel.

Quem quiser saber mais informações, pode telefonar para o número (41) 3015-3300.

Fonte: ISC