Se o movimento sindical é formado pela associação entre os trabalhadores, é natural que eles se juntem para discutir as necessidades da categoria. No entanto, por causa da jornada rígida de trabalho diário, muitos não encontram tempo para fazer esse diálogo.

Por isso, o Sindeesmat realizou uma atividade, em 12 de maio, para entregar os certificados do Curso de Formação Sindical. Durante o encontro, dirigentes debateram questões políticas que afetam o país.

De acordo com presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a reunião foi realizada com o intuito de manter o espírito de diálogo, coleguismo e interação dentro da categoria. O encontro reuniu trabalhadores das empresas Orlando Bertoldi Ltda, Auto Viação Redentor e Viação Cidade Sorriso.

“Os trabalhadores precisam fugir um pouco de seu habitat profissional e visitar a sede do sindicato para poderem interagir com os demais trabalhadores e representantes dos sindicatos nessas empresas”, afirmou.

O mecânico Ilson Fernandes Rocha foi um dos trabalhadores que esteve presente na reunião. Ele está se integrando ao movimento sindical e destacou que o curso serviu como orientação para novos dirigentes. “É bastante proveitoso. De certa forma, quanto mais cursos a gente tiver, melhor será a nossa qualificação”, avaliou.

Voltado aos dirigentes, delegados, comitês de empresa e demais trabalhadores, o Curso de Formação Sindical foi direcionado ao fortalecimento da categoria. Durante as aulas, os trabalhadores estudaram temas relacionados à história dos sindicatos no país, formas de melhorar a atuação local e os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na qual o Sindeesmat é filiado.

“Nesse curso, eu aprendi o quanto o sindicato tem valor para a classe trabalhadora. Porque, realmente, ele busca os direitos que o funcionário tem dentro das empresas”, destacou o dirigente Mariano Jucke.

Fonte: Sindeesmat