Ao realizar a higienização do ambiente de trabalho ou dos veículos que chegam na empresa, muitos empregados acreditam que misturar produtos de limpeza irá garantir que o serviço será executado com maior eficácia.

Porém muitos especialistas já alertam para os perigos desse processo. Dependendo da combinação, pode-se criar compostos químicos perigosos e que causarão queimaduras e intoxicação respiratória.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, os funcionários não precisam parar de utilizar esses produtos, porém é preciso evitar misturas que possam ser perigosas.

“Durante a limpeza, o ideal é deixar portas e janelas do ambiente ou do veículo abertas e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para o serviço. Essas atitudes aumentam a ventilação e evitam que o empregado tenha contato direto com os materiais”, afirma.

Confira quais produtos de limpeza não podem ser misturados:

Água sanitária e álcool

Esta combinação pode resultar em reações químicas fortes e causar intoxicação. Além disso, é preciso ter muito cuidado ao utilizar o álcool, pois sua composição pode danificar materiais como acrílico e aparelhos eletrônicos.

Água sanitária e detergente

Durante a limpeza, é muito comum que os funcionários utilizem o alvejante e, logo em seguida, o detergente. Essa atitude pode causar problemas para a saúde de quem está realizando o trabalho. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois passar o detergente.

Água sanitária e desinfetante

Quando utilizado de forma isolada e cuidadosa, o alvejante se torna um grande aliado para quem trabalha com limpeza. Por possuir hipoclorito de sódio, ele possui propriedades germicidas e branqueadoras. Porém, quando combinado com desinfetantes, pode formar compostos que, quando inalados, causam intoxicação, queimaduras e alergias.

Fonte: Sindeesmat