Quatro ataques a ônibus do transporte coletivo deixaram em alerta as autoridades de Cascavel

Quatro ataques a ônibus do transporte coletivo deixaram em alerta as autoridades de Cascavel, no Oeste do Paraná. Para a polícia, os ataques foram feitos em represália a morte de um adolescente na noite de domingo (27) durante uma tentativa de assalto a uma residência. Com a onda de violência, as duas empresas que operam o sistema e a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) decidiram recolher os veículos mais cedo nesta segunda-feira (28). Os últimos ônibus deveriam circular por volta da 0h30 e retornar às 5h desta terça-feira (29), mas pouco depois das 21 horas começaram a ser recolhidos para as garagens.

De acordo com a Polícia Civil, os incidentes estão interligados. Ainda não há informações se alguma facção criminosa está é responsável pelos ataques a veículos em Cascavel. Policiais de todo o Paraná, inclusive de Curitiba, estão se deslocando para a cidade do Oeste para reforçar a segurança.

O caso teve início quando três rapazes invadiram uma casa, mas foram surpreendidos por um policial federal que estava na residência. Ele disparou contra o grupo e matou o adolescente. O segundo suspeito foi preso e o terceiro conseguiu fugir da polícia. Na madrugada desta segunda-feira (28), um rapaz parou um ônibus e obrigou os passageiros e o motorista a descerem. Ele colocou fogo e fez disparos no veículo, mas as chamas não se alastraram. Uma equipe da Policia Militar que passava pelo local se deparou com o suspeito em fuga, trocou tiros e o rapaz, de 25 anos, também foi morto. Ele seria primo do adolescente morto pelo policial federal.

Durante a tarde de segunda ocorreu um novo ataque contra ônibus . Três homens que estavam entre os passageiros obrigaram o motorista e os passageiros a desembarcarem rapidamente quando o coletivo chegou ao ponto final. Eles jogaram um produto inflamável e atearam fogo, mas apenas alguns bancos ficaram danificados.

O terceiro ônibus foi incendiado no fim desta tarde e ficou totalmente destruído. Por volta das 21 horas, mais um ônibus e um carro foram queimados. A onda de ataques foi registrada nos bairros Santa Cruz, Paulo Godoy, Alto Alegre e Jardim Quebec.

As duas empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Cascavel afirmam que receberam informações de que novos ataques irão acontecer, mas não revelaram quem teria repassado o aviso. Um boletim de ocorrência foi registrado e as empresas solicitaram à polícia reforço na segurança.

Fonte: Gazeta do Povo