As atividades laborais que exigem esforços por conta da necessidade de movimentar cargas pesadas podem afetar a saúde do trabalhador quando realizadas de maneira incorreta.

A movimentação de pesos pode afetar principalmente a coluna do empregado. Para que ela seja protegida, o trabalhador deve seguir algumas medidas de segurança e maneiras corretas de transporte de cargas.

A má condução de pesos pode causar lesões musculoesqueléticas, que afetam músculos, articulações, tendões, ligamentos, nervos e ossos, e doenças localizadas no aparelho circulatório.

Levantamento

Ao levantar a carga, o corpo deve estar o mais próximo possível do material, mantendo a coluna sempre reta e na vertical. O levantamento não pode ser feito de forma brusca, com puxões para fazer força e movimentar a carga.

Transporte

A movimentação do material deve ter ritmo uniforme. O peso do corpo pode ser utilizado para puxar ou empurrar uma carga sem a necessidade de levantá-la. Além do peso do corpo, a força das pernas pode auxiliar na movimentação.

O equilíbrio também é fundamental. É indicado que os pés fiquem afastados à largura do ombro, com um pé na frente do outro.

Não se deve dobrar ou torcer a coluna ao carregar pesos, rotações devem ser feitas com os pés e pernas.

Para transportar a carga, os braços não podem ficar flexionados.

Quando a carga é de material cortante ou áspero, as luvas devem ser utilizadas para prevenir cortes e escoriações nas mãos.

Trabalho em equipe

Tentar levantar sozinho uma carga muito pesada não é a melhor opção. Sempre que possível, o trabalhador deve pedir ajuda a um colega – esta é a melhor forma de levantar cargas muito pesadas.

As principais diretrizes de levantamento, transporte e descarga individual de materiais estão estabelecidas na Norma Regulamentadora (NR) 17, que dita as regras que as empresas precisam seguir para a ergonomia laboral.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, explica que “a melhor forma de evitar lesões corporais no ambiente de trabalho é conhecer os riscos que a atividade pode oferecer”.

 

Fonte: Sindeesmat