Ficar sentado por longos períodos de tempo pode ser extremamente prejudicial à saúde. Um estudo realizado pelo cientista pela Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, revelou que não se movimentar durante o dia pode ser tão perigoso quanto fumar.

Ao não se movimentar o quanto deveria, o trabalhador acaba gastando menos energia que o ideal. Esse cenário faz com que o peso do funcionário aumente e com que ele desenvolva problemas de saúde crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

Um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade do Colorado Anschutz Medical Campus, mostrou que ficar em pé e andar por 5 minutos a cada hora de trabalho pode aumentar o humor do trabalhador e combater o desânimo e desinteresse, sem reduzir o foco do trabalho.

O estudo também comprovou que pausas breves e frequentes de caminhada durante a jornada de trabalho são mais eficazes em melhorar o bem-estar que uma caminhada única e mais longa antes do horário de serviço. Essa movimentação pode evitar doenças como trombose e aterosclerose.

Pequenas caminhadas durante o dia, quebrando a permanência ininterrupta nas cadeiras do escritório, podem prevenir doenças físicas e emocionais. Além disso, optar por ir ao trabalho caminhando é uma boa opção para quem quer evitar o sedentarismo.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o bem-estar do trabalhador deve ser uma das prioridades do empregador. “Adotar políticas de prevenção diminui a presença de doenças e a quantidade de afastamentos”, explica.

Fonte: Sindeesmat