Durante toda a tarde de ontem (29), segundo dia do XV Seminário Preparatório para as Negociações Coletivas da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) para o Ano de 2016, os dirigentes sindicais discutiram as negociações coletivas das categorias.

Iniciando as discussões, o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Sandro Silva, fez a Análise das Negociações Coletivas do Exercício 2015.

Segundo os dados apresentados, apesar da crise econômica, a categoria dos trabalhadores rodoviários conquistou índices de ganhos reais em 2015. Em geral, as Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho (CCTs/ACTs) da Fetropar e seus sindicatos conquistaram índice de aumento real médio de 0,5% neste ano.

Em cerca de 85% das negociações, os sindicatos conquistaram junto ao patronal reajustes que resultaram em ganhos reais para as categorias. Outras 45,45% trouxeram até 1% de ganho real para os trabalhadores; 36,36% tiveram de 1,01% a 2%; 3,03% conquistaram aumento real acima de 2,01%; e 12,12% dos Acordos e Convenções tiveram reajuste igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Acredito que o preparo que a Fetropar faz anualmente de análise conjuntural ajudou muito a manter os ganhos. Outro ponto importante é a comunicação com os trabalhadores, que acaba legitimando a pauta e a própria negociação com o setor empresarial”, destacou Silva.

Após a apresentação dos dados da Federação, os dirigentes sindicais foram divididos em cinco Grupos de Trabalho (GTs) para discutir e analisar as negociações da Fetropar e dos sindicatos – tanto conjuntas quanto individuais – deste ano e os desa­fios das negociações coletivas de 2016.

Cada grupo debateu separadamente os balanços e perspectivas das entidades e, depois de alguns minutos, compartilharam com toda a plenária suas opiniões, fazendo críticas e dando sugestões para o andamento das negociações no próximo período.

“Temos que pensar muito na estratégia de negociação, e isso depende muito do compromisso de cada entidade sindical. Sem isso não conseguimos ser felizes no andamento”, destacou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

Hoje (30), último dia do Seminário, será avaliada e deliberada a pauta de negociações, bem como as contribuições feitas pelos sindicatos.

Fonte: Fetropar