Diante do descumprimento do compromisso por parte do patronal, ontem (9), o Sindicato dos Trabalhadores em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) foi ao Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) para reivindicar os direitos da categoria.

Em reunião com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), o Sindeesmat criticou o descumprimento do acordo firmado na última sexta-feira (4) em relação ao pagamento dos salários referentes ao mês de novembro.

O pagamento deveria ter sido efetivado na última segunda-feira (7). No entanto, oito empresas efetivaram os depósitos até o dia 9.

A empresa CCD – Transporte Coletivo S.A. se comprometeu a efetuar os pagamentos nesta mesma data (9 de dezembro), mas não honrou o compromisso com os trabalhadores e com o Sindeesmat. Foi dado prazo para resolução até às 12h de hoje (10); caso esta situação não seja resolvida, o Sindicato deflagrará greve.

“Mesmo tendo um documento assinado, as empresas ainda pagaram os trabalhadores de forma desigual. Mais uma vez tivemos motoristas e cobradores recebendo antes do escritório e manutenção. Queremos que o tratamento seja igualitário para todos”, afirmou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Perante o MPT-PR, o Sindicato Patronal se comprometeu novamente a tratar todos os funcionários de forma igualitária com relação aos valores e prazos legais correspondentes.

Para evitar futuros conflitos, o Setransp e a Urbs afirmaram ainda que o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os trabalhadores do setor urbano será feito até 17 de dezembro e para os do metropolitano, até dia 21. Já os vales serão pagos a todos os trabalhadores em 21 de dezembro.

Ao fim da reunião, o Sindeesmat reivindicou das empresas que, em caso de descumprimento do acordo pelo patronal, os trabalhadores não sofram qualquer tipo de punição ou ameaça por movimentos paredistas.

Fonte: Sindeesmat