Há um profissional que guia os passageiros diariamente. São eles os motoristas de transportes coletivos urbanos, metropolitanos e rurais. Diariamente, esses profissionais convivem com diversos problemas relacionados às condições de trabalho e ao desrespeito à profissão.

As jornadas de trabalho, muitas vezes, são longas e resultam em noites mal dormidas. Consequentemente, esse trabalhador sofrerá distúrbios de sono. Os hábitos alimentares também costumam ser inadequados. Além disso, eles também sofrem com a violência urbana, pois os assaltos a ônibus são recorrentes.

No meio de todo esse turbilhão de problemas, como garantir que o trabalhador tenha seus direitos respeitados e consiga trabalhar com condições adequadas? Em primeiro lugar, é preciso entender que o trabalhador, sozinho, possui capacidade limitada de atuação. Agir coletivamente é um dos fatores que contribuem para que a categoria se sinta fortalecida.

A melhoria das condições de trabalho desses profissionais perpassa pela elaboração de propostas, e, consequentes implementações. Por isso, é importante que o trabalhador conte com o apoio do sindicato. É o que destaca o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck.

“O sindicato atua para melhorar as condições de trabalho do motorista de transporte coletivo. Algumas vitórias da categoria só podem ser conquistas com a representação da entidade, como as negociações coletivas, por exemplo. Os direitos do trabalhador são obtidos, garantidos e mantidos com a atuação firme e constante dos sindicatos”, afirma.

Fonte: Fetropar